16.4.20

Autostalk é uma delícia

Às vezes. Hahahaha. Mas recomendo.
Não consigo não me mijar de rir com essa desgraça kkkk
Essa semana eu precisei lembrar a origem de frases que martelam em minha cabeça e recorri ao whatsapp. Descobri que era de minha autoria, na verdade parte de uma intuição e tudo mais. Mando mensagens para mim mesma há anos, me adicionei no whatsapp e me tenho fixada como primeira conversa. Aquilo serve como um bloco de notas. O Telegram é mais sofisticado e tem uma funcionalidade para isso há muito mais tempo. Mas o fato é que nessas horas, a gente fuça como a gente era há meses, anos atrás.
You know it's true: all the things come back to you
Eu mudei bastante. Mas ao mesmo tempo não mudei nada. Está lá no meu whatsapp, e também no telegram: memes, fotos e prints que viraram figurinhas, citações, mensagens alheias que salvei para não esquecer (e esqueci quem me mandou, ou pra què), frases que me vieram à cabeça em plena madrugada.
A previsibilidade humana me deixa no limiar entre o riso e o grito.
Poderia ser de hoje. Mas é de 15 de maio de 2017. Os rastros que deixamos de nós mesmos no meio do caminho são impressionantes. Me sinto muito o Marty McFly em De Volta para o futuro, só que, em vez de eu ser o Marty do futuro dando dicas aos ancestrais em 1955, ou em 1885, eu sou o Marty do passado, visitando a atualidade dele. Quase como o Marty do segundo filme, que viaja para 2015, mas diferente. É meio esquisito, e engraçadíssimo. Parece Interstelar também. Ou Mr. Nobody - um filme que eu nem me lembro mais como é. OU DARK!!! Definitivamente. É engraçado o timing em que a Helen do passado reaparece para me aconselhar agora, no presente. O que falei de maneira banal ou desleixada, hoje me arrebata com uma força que faz com que tudo se conecte.
Tudo está conectado - Dark (dedicado à minha amiga Vivi)
Estou cada dia mais certa que o tempo é cíclico e espiral, e não uma linha reta. Já estudava isso na História. Giambattista Vico falava de Corsi e Ricorsi no século XVII. Outros povos de outras culturas e outras ciências também. Não à toa, temos as estações do ano, os cliclos lunares e solares, a Astrologia, o Tarot com sua jornada do louco, o Ouroboros e a Lemniscata, o Mito de Sísifo e a Roda da Fortuna.
Este   curso  e  recurso  da  história  ou  das  idades  dos  povos  seria diferente de uma idéia de retorno, pois institui uma  concepção  de  tempo  helicoidal,  espiral  e  não  circular.
Lenzi e Vicentini
Mamãe diria, citando The Fevers: "tudo que sobe, desce, tudo que vem tem volta". Já Marx, atualizando Hegel, diria
Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. 
É isso. Tem todas as questões da psicologia, que basicamente existem para batermos a testa sempre na mesma parede, revivendo, em situações diferentes, os mesmos padrões que alimentamos, até nos darmos conta dessa "falha" na matrix e, primeiro, analisarmos essa sombra, compreendendo-a, abraçando-a, encarando-a com coragem, e depois, mudarmos de caminho podendo seguir em frente desbravando novas trilhas.
Você na terapia explicando porque se fodeu de novo e não quis viajar no próprio inconsciente
Percebam que não falei "mudarmos nosso destino", pois acredito que isso não existe. O destino é um só. Cada um tem o seu, todos se cruzam, e todos vão dar no mesmo lugar, com cada ser cumprindo sua sentença e encontrando-se com o último mal irremediável, aquilo que é a marca de nosso estranho destino sobre a terra, aquele fato sem explicação que iguala tudo o que é vivo num rebanho de condenados, porque tudo o que é vivo, morre. Suassuna já deu a letra em 1955.
Guel Arraes Dir. Selton Mello como Chicó: O Auto da Compadecida, 1999.
Ah, a frase que eu buscava no whatsapp e me ajudou a perceber as constâncias da vida foi esta
Tece o teu destino.
Diz aí se não teci uma bela teia.
Gary Winick. Charlotte's web, 2006

Tudo o que citei:


AEROSMITH. Dream on.
ARRAES, G. O Auto da Compadecida.*
CAMUS, Albert. O Mito de Sísifo.*
DERMAEL, J. V. Mr. Nobody.
FEVERS, The. Elas por elas.
LENZI, E. B.; VICENTINI, M. R. Vico e a História como ciência.
MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte.
NOLAN, C. Interstellar.
ODAR, B. b.; FRIESE, J. Dark.
SUASSUNA, Ariano. O Auto da compadecida.*
WACHOWSKIs, L. Matrix I, II, III.
WINICK, G. Charlotte's web.
ZEMECKIS, R. De volta para o futuro I, II, III.

* 17042020 18:11 Devido às questões da Amazon com seus trabalhadores, tema bem avisado pela Alessandra, minha xará de sobrenome e várias outras questões, removi o link de Associada e vou caçar outra maneira de ganhar uns trocados online. Se tiverem ideias de como fazer sem prejudicar trabalhadores de todo o mundo, por favor, indiquem! À direção 👩🏻‍🔧

Nenhum comentário

Postar um comentário

© um velho mundo
Tema base por Maira Gall, editado por Helen Araújo