Sobre

Foto por Kennedy Menezes, 2024.
Todos os dias sou uma pessoa diferente. Mas algumas coisas não mudam: nasci em 1992 em São Paulo, mas prefiro dizer que sou paraibana porque fui produzida lá e meu sudestinismo só aconteceu por causa da luta de classes, que usurpou meu direito geográfico mesmo antes de eu nascer. Não sou O Homem que virou suco, mas sou uma mulher que não virou suco.

Gosto de todo tipo de arte, desde que toque meu coração e me seja ferramenta de trabalho, seja ele escrita ou algum outro tipo de costura manual. Me formei Historiadora, trabalhei em museu e biblioteca, e com todo esse conhecimento criei o Estúdio São Jerônimo - que é o meu quarto -, onde produzo o que sinto que devo, geralmente em textos, colagens e cadernos.

Aqui escrevo há muitos anos sobre tudo, mas qualquer assunto orbita a música, que é a minha paixão da vida inteira, por mais que só como ouvinte. Como se fosse sommelier, se isso é possível. Mas não crítica, porque cada um com seu cada qual. Deus me livre ser chata de criticar um filme do Adam Sandler, porque eu adoro. Ou de reclamar das três horas de um Ingmar Bergman, porque adoro também. 

Sou ácida e carinhosa. Não me digo agridoce porque muitos blogs e hipsters usam essa palavra. Sou como um sertão tanto no verão como no inverno: marrom, seco, árido, rachado ou verde, exuberante, fresco, vivo. Ou como os cactos, que têm espinhos, mas também flores; vivem em situações adversas, mas são cheios d'água. Ou, ainda, como a aguardente: doce e áspera. Desço rasgando. Sou a mais pura contradição de mim mesma, e uma novidade para os meus dias.

De ideologia sou de esquerda: uma comunista violenta com pitadas de anarquia, que teoricamente só confia em Marx em Engels e os posteriores só quando me convém. Gosto de ler utopias, mas meu modo de ver a vida é bastante distópico. Não crio se não for para destruir: escrevo com carinho destilando meu mel, dando passagem pra escorrer o meu fel, que é minha parte favorita.

O blog

Desde 2008 virando madrugadas em buscas de soluções de html/css para templates, xingando a humanidade, criando teorias da conspiração e levando musica a sério.

desde fevereiro de 2008 (nickcaveandthebadmemes)

"Você deveria escrever, é tão terapêutico!"
Eu: Querido diário, eu quero matar...

Você me encontra aqui 

helen's psychedelic breakfast — tumblr raiz
whstlr — frases que me fazem sentido: das mais cafonas de empreendedorismo às mais belas poesias
letterboxd — meu gosto para filmes sem precedentes
goodreads — minhas leituras intermináveis
lastfm — o que move minha vida
spotify — eu faço umas playlists doidas com uma mistura de músicas que só eu entendo. e amo criar capas e nomes.

Meu trabalho

Estúdio São Jerônimo — sou encadernadora, pesquisadora (historiadora, técnica em museu e biblioteca), revendo cosméticos também.
newsletter — todo dia 28 uma seleção de leituras, coisas para ouvir, ver e lugares para visitar na sua caixa de e-mail. você também recebe novidades do meu trabalho.
algorab corvus — pra quem gosta e acredita, sou cartomante e estudante de astrologia tradicional. vou inventar umas brincadeiras com as cartas (pois não trabalho na perspectiva da terapia), e se você quiser, me contate para uma leitura.
apoie — links de associada, loja, cosméticos, assinaturas: cada serviço que ofereço tem uma forma de pagamento possível. veja como pode colaborar.



© um velho mundo
Tema base por Maira Gall, editado por Helen Araújo