31.10.22

Newsletter e site

Pequenas empresas, grandes negócios

Oi, tudo bom?

Nessa pandemia tem sido difícil escrever como antes. Não só por isso: agora sou integralmente autônoma e tenho voltado meu tempo para trabalho, estudos e estruturação de uma nova vida profissional. Então escrever do jeito blogueira de 2008 tem sido uma vontade cada vez mais distante. Há também a modificação do uso da internet, que hoje é lotada de redes sociais, opiniões de 24h e energia gasta nessa efemeridade toda.

Mas ainda quero escrever. Continuo redatora (ainda que fantasma) do Querido Clássico e, mesmo que agora seja uma artersã-mercadora, ainda sonho em viver pelo meu trabalho escrito, que de todos é o que gosto mais!

Então eu montei um site. Ensaiei diversos templates por toda a pandemia. Tentei usar os templates prontos do wix. Tentei estudar a estética cool do cargo collective. Tentei criar algo do zero, e também quis emular um espaço "site dos anos 2000". Nada disso aconteceu, mas aconteceu alguma coisa. Alguma coisa que me agrada e que não me cansa os olhos, e que posso desenvolver de maneira prática e sem deixar 100% pronto, imutável. É algo em desenvolvimento, que não muda tão drasticamente quando mexo. E o mais importante: responsivo para aparelhos celulares, algo que me incomoda há muitos anos, e que o blogger não facilita e atualiza por si só.

Já fui a purista do html, de digitar caractere por caractere do css e quase fiz uma página no github. Mas nunca fui dessa área, e os códigos mudam diariamente. O wix foi a melhor opção, com dezenas de facilidades, coisas que nunca nem vou usar. E tem um bom FAQ, blog, dicas, exemplos, e por aí vai. Até e-mail marketing tem. E por isso mesmo, para ser num link só, minha newsletter não é nem tiny, nem substack, é wix também. Estou testando e gostando. Tendo ideias, avaliando. Tentando me organizar com brainstormings solitários no notion e fazendo esses """cursos""" do Meta, Sebrae e outras plataformas.

É algo bem anti-Helen de doze anos atrás, que odiava, nessa sequência, administração, secretariado e contabilidade. Que tinha horror a marketing e empreendedorismo. Politicamente a gente sabe que sempre foi área pantanosa, mas, como diz o jovem de vocabulário viciado, "precisamos ocupar espaços". Num mundo afundado em fake news, duplipensamento e "guerra é paz", é obrigação nossa aprender, ainda que tardiamente, as tecnologias todas. Sempre me incomodou professor que não sabe ligar um computador e culpa o windows novo ou a turminha de programadores que criou um sistema para a universidade. Sempre foi desculpa para preguiça de aprender a ser autônomo, prático e atualizado para melhor ensinar. Até hoje tenho vontade de quebrar a cartela de dentes no soco de quem faz a piada "não sei, sou de humanas". Tanto não sabe que estamos nesta merda. Povo burro do caralho. O mínimo de atividade política planejada não fez, preferiu fazer piada do pavê socialista.

Stu Macher, Scream

Mas eu vim aqui apenas divulgar meu trabalho kkkkk meu deus, blogger, é muito fácil ser blogueirinha estando aqui, nesta mesma caixa de texto há quase quinze anos sem atualização visual significativa. Então na verdade não atualizo esse site falando mal da sociedade por preguiça minha mesmo. Só se consegue escrever escrevendo. É isso!

Lembra do blogger de 2008? Fonte

Pois bem. Dito isto, e comprovando que é impossível este um velho mundo se calar, mesmo que fique em hiatos, eu convido você que me lê a se inscrever, acompanhar e divulgar meu trabalho de escrita. E quem tiver interesse e possibilidades, a contribuir com qualquer valor no paypal ou pix estudiosaojeronimo@gmail.com porque, afinal, todo texto tem como base horas e mais horas de pesquisa, livros comprados, formação acadêmica e o caralho a quatro.

No site eu vendo cadernos, venderei gravuras e outros objetos em breve (vem aí... uma coisa...), compartilho meus links de associada/revendedora de cosméticos e coisas vendidas e entregues pela Amazon (C-E-O En-tre-pe-neur), escrevo textos de história social, da arte, da escrita, política, oracular, e o que mais eu estiver a fim de estudar (porque tudo possui história — até a própria história), e... por fim... criei uma newsletter, onde tentarei, com o tempo, organizar todas as minhas indignações sociais que eram gastas em stories do instagram, mas que merecem uma estrutura mais embasada, útil e propagável, e nada melhor que uma newsletter no maior estilo boletim político digital.

Como é muita coisa aleatória junta — até parece que o Estúdio São Jerônimo deixou de ser um quartinho isolado e úmido, tal qual a alcova do velho Fausto antes de conhecer Mefisto, para ser um empreendimento do Fausto fomentador pós-Mefisto —, vou setorizar aqui numa lista (coisa que o SEO do Google ama computar) e você pode cair na teia que mais lhe interessar das mil coisas que eu faço.

Geraldão do Glauco

  1. Estoque — confira meus cadernos a pronta-entrega, tire dúvidas ou encomende.
  2. Textos — leia as pesquisas que tenho feito para o estúdio.
  3. nitas cosméticos — compre produtos Natura, Avon ou Grupo Boti.
  4. Algorab corvus — aos que se interessam por oráculos.
  5. Afastados da terra — minha monografia, que em breve virará um espaço para História Oral.
  6. Newsletter — indicações de leituras, coisas para ler, lugares para ir, e merchandising dos meus produtos.
Para quem ainda não se inscreveu, ou para quem teve o e-mail cortado (porque falo demais), aqui está o link do boletim nº I da minha newsletter.

Agradeço sempre a companhia, mesmo a dos que leem calados (fico surpresa sempre quando descubro que alguém me lê ♥), e sigamos avante sem calar os dedos, porque escrever é um parto, mas gostoso demais!

Nenhum comentário

Postar um comentário

© um velho mundo
Tema base por Maira Gall, editado por Helen Araújo