Agradeço a indicação da Victória para esta tag, realmente não esperava! Gostei bem muito dessas questões e é mais um motivo para eu escrever.
Todo post dessa tag é uma foto do Marlon Brando diferente, e eu escolhi a do gato. (tumblr) |
1. “Se um homem honesto como você tivesse inimigos, então eles seriam meus inimigos e temeriam você” – Qual livro te deu mais medo?
O iluminado, e provavelmente qualquer outro livro (sobretudo IT) do Stephen King que eu me atrever a ler. Seria uma pena se eu tivesse tanta preguiça das citações de músicas e outras artes que ele coloca nas obras (para não ser mal interpretada: quando tento escrever contos, faço a mesma coisa, sempre cito livros, filmes e músicas, a preguiça está mesmo em saber de quem se trata, pesquisar as fontes que ele usa haha). Não lembro se já li outros autores do gênero terror, ou que me dessem medo.
2. “Nunca odeie seus inimigos, isso atrapalha seu raciocínio” – Qual o livro mais confuso que você já leu?
Vou pular vários teóricos, que são sempre confusos e demoro meses para concluir, e também a literatura num geral, porque mesmo não entendendo literalmente, eu gosto da escrita ou do ambiente que o autor cria, então me afeiçoo (tipo Kafka). Não absorvi nada de Além do Bem e do Mal, de Nietzsche. Só certo machismo, o que não me faz gostar menos do bigodudo. Lembro de ter feito várias anotações, mas como sempre não pesquisei depois, e a mente apagou o resto, já que eu lia pensando em outras coisas no metrô. Mas está aqui na estante, dá para reler quando estiver pronta (sempre acredito que um dia estarei pronta para entender um livro que não consegui de primeira, é uma boa desculpa para não desistir).
3. “Quem lhe oferecer segurança será o traidor” – Qual livro te decepcionou?
Morte em Veneza, do Thomas Mann, me decepcionou bastante. Não apenas porque vi o filme antes e me apaixonei pelo Tadzio, mas porque nesse caso o filme me pareceu melhor mesmo. Mas sou curiosa ainda por outros textos desse autor.
4. “Nunca deixe que ninguém de fora da família saiba o que você está pensando” – Qual livro te fez pensar na vida?
Não lembro se a versão adaptada de Os Miseráveis de Victor Hugo me fez pensar na vida - provavelmente sim, Jean Valjean até hoje é um homão da porra e eu comprei a obra "versão adulto" porque me foi um livro absolutamente inesquecível. Mas tem também Capitães da Areia, de Jorge Amado. Aquelas crianças... Tem como não pensar na vida?
5. “Um advogado com uma pasta na mão pode matar mais que mil homens armados” – Qual livro te surpreendeu?
Cem anos de solidão do Gabriel Garcia Marquez me surpreendeu, assim como Vidas Secas do Graciliano Ramos. O primeiro, porque imaginava uma história totalmente diferente, e quase desgostei nas primeiras páginas, me apaixonando fortemente depois pelo Coronel Aureliano Buendía. O segundo, porque dói. Porque o brasileiro, sobretudo o nordestino (é amor de quase conterrânea, e é opinião, não quero dizer com isso que é uma verdade absoluta), é o ser humano que mais sabe (d)escrever sentimentos. Amo muito Graciliano Ramos, até gostaria de encaixar Angústia numa das respostas.
6. “Mantenha seus amigos perto e seus inimigos mais perto ainda” – Quem é seu melhor amigo literário?
George Orwell, o amo e irei protegê-lo. D'A Revolução dos Bichos, eu tenho três edições, um artigo de conclusão de graduação, um disco baseado nele, dois filmes e diversas montagens e citações dessa coisa maravilhosa. Por sorte tenho repetições de 1984 e mais alguns ensaios. Canceriano e apreciador de sapos igual a mim.
7. “Se dedica à família?” – Qual livro você mais se dedicou a ler?
Velhos marinheiros ou O capitão de longo curso. Comi este livro. Quis morar nele. Meu deus do céu. Jorge Amado é mesmo para ser amado, não dá pra ser outra coisa.
8. “Farei uma oferta irrecusável a ele” – Indique 5 blogs para fazer essa tag.
Sinto desapontar, mas como não tenho muitos a quem indicar (e os que indicaria acho que já foram indicados), deixo aberto então pra(o) camarada que quiser mostrar seu gosto para livros e instigar cada vez mais pessoas a lerem.
"o brasileiro, sobretudo o nordestino, é o ser humano que mais sabe (d)escrever sentimentos" SIM! Bah, sabe que a cada ano eu me aventuro - e mergulho de cabeça mesmo - na literatura de um país. Fazendo isso tive umas surpresas maravilhosas. Uma delas foi com a literatura brasileira, que a gente aprende na escola como se fosse chata, mas que é uma das coisas mais lindas e humanas do mundo. Por isso que poesias brasileiras são imbatíveis: o modo como o brasileiro - e o latino, na verdade, mas especialmente o povo de cá - descreve o que sente, o que vive, poetiza a vida é a coisa mais linda que tem. Sou completamente apaixonada. ♥
ResponderExcluirConcordo muito com as tuas respostas e são bem semelhantes às minhas, até! hahahaha Vou começar a te chamar de gêmula bloguística, porque né :p
;*
Adorei as tuas respostas! ♥ Li "Capitães da Areia" quando estava no ensino médio e lembro que foi, até certo ponto, um choque de realidade. É um livro bem reflexivo mesmo e Jorge Amado sabe como tocar nas feridas e emocionar, né? Ainda não li nada do Nietzsche por não me achar pronta haha mas confesso que sinto certa curiosidade sobre a escrita dele!
ResponderExcluir"A revolução dos bichos" é outro livro fantástico pelo qual sou apaixonada e "Cem anos de solidão" já está (há algum tempo hehe) na lista dos que pretendo ler! Por fim, correndo o risco de soar um tanto quanto tiete, adoro a forma como tu escreve e as respostas ficaram mesmo fantásticas!
Beijos,
Vic ;*
https://victoriafelet.blogspot.com.br/