Luis Buñuel - Belle de jour, 1967. |
I think I might be sinkingEntão hoje estou recordando, remoendo, com remorso de certas coisas do passado (que nada têm a ver com questões familiares
Throw me a line if I reach it in time
I'll meet you up there where the path
Runs straight and high
Não é Anunciação que me lembra do verão. Já já eu digo qual é, porque tem outras coisas a serem ditas na frente.
Esta cidade teve seus bons momentos (até as últimas eleições), que não aproveitei tão bem assim, porque quando o presente acontece a gente tem muita folga e deixa tudo pra depois; como diria Sua Mãe, eu estava entorpecido com outras paixões e ainda era imaturo para me jogar. Mas se teve algo que aproveitei 99% foi o Alceu.
Teve Alceu no Sesc Itaquera. Bem na hora de eu sair de casa lembro que choveu bastante, era domingo
Teu coração tá batendoEntão teve o Bloco Maluco Beleza no Parque Ibirapuera em janeiro. Um calor de rachar. Fafá de Belém cantando Vermelho até em versão Maracatu (spoiler: todas as versões são iguais, você só está bêbado) no trio de Alceu, fingindo que não havia votado em Aécio. Muito calor, muita gente pulando e bebendo e eu sóbria pois garrafa de vidro infelizmente não pode e eu sou enjoada e odeio cerveja. Odeio multidão, mas amo Alceu, fiquei pistola mas foi maravilhoso. Pena que. Tem coisas que a gente parece que saiu de um livro do Dostoievski e fica imaginando desculpas pessimistas para não agir. Momentos. Remorsos. Ai, Jesus.
Como quem diz:
"Não tem jeito!"
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito
Conclusão final, senhores: é melhor não fazer nada! É melhor a inércia consciente! Pois, então, viva o subsolo! Apesar de eu ter dito que invejo o homem normal até a minha última gota de fel, nas condições em que o vejo, não quero ser ele. (Embora não pare de invejá-lo; não, não, o subsolo, em todo caso, é mais vantajoso!) Ao menos, lá é possível... Ah! Estou mentindo agora também!Daí teve Alceu no meu bairro mesmo. No meu bairro não tem nada, é tão periferia que luz elétrica da AES lá em casa só foi existir em 2015; que não há museu, centro cultural, biblioteca pública ou registro histórico para os ocupantes saberem quem são, de onde vêm e nem podem pensar para onde vão. Mas tem escolas públicas e um CEU. Pois foi nesse CEU que consegui levar mamãe pra ver Alceu. Dessa vez não foi nem grande show, nem trio elétrico; foi mais ou menos um acústico, com o mesmo script, mas parecia até novidade. Foi lindo e íntimo demais. Era frio, era junho de 2016. Um ano também complicado, obtuso. Triste.
Enfim, dos meus três momentos ouvindo os repentes de Alceu e as piadas sobre a música da muriçoca, em todos eles, não importando a estação do ano e as condições climáticas, eu lembro da moça bonita da praia de Boa Viagem. Essa música me dá uma coisa. Acho que o azul em que a Belle de Jour viajava é o azul em que me perdi e tenho me afundado. Para quem fala inglês, parece que o azul é um estado de espírito. Aqui temos a segunda-feira cinzenta, lá eles têm blue mondays. Hoje é segunda né. Tô triste. A frieza do azul me gela quando ouço essa música, inspirada num filme de Buñuel. Mas, ao mesmo tempo, o azul é a cor mais quente (não é só o filme não, é a física que diz) e queima meu peito e fica esse sentimento estranho e profundo dentro de mim.
Portanto, não podia ser outra senão essa, ainda mais nas atuais circunstâncias. E tomara, meu Deus, tomara! que em Pernambuco eu termine meu 2017.
3. a song that reminds you of summertime (uma música que te lembra o verão)
La Belle de Jour
Era a moça mais linda
De toda a cidade
E foi justamente pra ela
Que eu escrevi o meu primeiro blues
* Confira minha lista do 30 day music challenge
Ah, o Alceu! ♥ Ele é um símbolo Pernambucano, um dos orgulhos do estado, coisa e tal. Sempre tem alguma casa na vizinhança o tocando alto - e eu gosto muito. Sempre tive pra mim que "Anunciação" seria a primeira música que cantarei pro meu filho. Diversas vezes meu namorado me cantou "La Belle de Jour" e a música também me dá uma coisa {inclusive, me arrepiei todinha ouvindo agora}. É difícil ficar indiferente à voz desse cara.
ResponderExcluirGostei de ler seus momentos com Alceu e gostei muito da ideia desse "projeto" <3
ah! o nordeste, Pernambuco! sou doida para conhecer e talvez ate viver em Recife.
ExcluirAlceu eh meu amorzao, sempre. e essas musicas,olha eu conheci lava magoas depois desse texto e o proprio alceu diz algo parecido comigo - Sinto o frio entrando pelos ossos. Como uma coisa um troço. Não sei explicar. estamos conectados!
espero que se interesse em cumprir o projeto tambem, adoro ver as respostas das pessoas <3
Não vou nem mentir pra enturmar e dizer que amo Alceu, pq confesso não conhecer muita coisa dele... mas Anunciação, olha, essa música eu amo mesmo e mexe comigo mesmo tendo escutado mais vezes do que eu posso contar nos dedos.
ResponderExcluirsim, essa musica eh muito significativa, sempre emociona <3
Excluir