15 de jan de 2018

Oh time, do as I wish

Eu fico me perguntando se, anualmente, a gente passa a repetir coisas que já fez, inconscientemente. Com a ferramenta on this day do facebook é possível, pelo menos pra mim, perceber certos padrões. Por exemplo: ouvir aquela música no dia 15 de novembro de 2017 e ela estar lá postada no mesmo dia em 2013. Já aconteceu com conhecidos: Fulana ligou para Beltrana, que contou no telefone "nossa, Fulana, o facebook me lembrou que nos vimos há exatamente dois anos! E eu estava com a mesma blusa que estou hoje!", e a Fulana recebe a fotografia via whatsapp e percebe que o corte de cabelo "radical" que ela fez há alguns dias é exatamente do tamanho e cor do cabelo dela naquela data anterior. Sim, aconteceu mais ou menos assim.

Hoje aconteceu de eu ter postado, há dois anos, o queridão Seu Jorge cantando Bowie em The life aquatic with Steve Zissou. Acontece que senti nostalgia de assistir esse filme na semana passada. E, aliás, eu postei Let's Dance no aniversário do Bowie simplesmente porque deu vontade, não por saber de seu aniversário - que eu não sabia.

Não é aquela coisa meio 1984 que o dispositivo "escuta" e "lê" o que você diz aos outros perto ou no aparelho e seleciona propagandas que condizem com suas conversas. É algo de uma vontade interior, que parece que funciona como A coisa ou Os olhos famintos, que têm um período específico a cada n anos para aparecer. Talvez seja pela questão cíclica da vida, e eu volto a salientar que sim, uma virada de ano faz diferença e calendários não são algo apenas imposto para a nossa sociedade como objeto de poder através dos séculos, mas algo também sentido física e psicologicamente, se pensarmos na rotação e translação da terra, as quatro estações, os feriados, o tanto de tempo que estamos trabalhando sem folga, etc. Mesmo se estivéssemos fora de qualquer sistema socio-político urbanizado e sedentarizado, ainda sentiríamos as fases da lua e os tempos de plantio e colheita, enfim.

Antonio Lucio Vivaldi -  Le Quattro Stagioni (The Four Seasons) Violin Solo, Federico Agostini, I Musici, 1988.¹
O tempo do calendário é totalmente social, mas submetido aos ritmos do universo.
Jacques Le Goff, p. 420*
Este é apenas um texto despretensioso sobre o tempo, e que vou aproveitar para indicar coisas. Estou me coçando para entrar em questões históricas e de déjà vu, mas aí eu precisaria (preciso!) juntar textos e informações e, quem sabe, montar um artigozinho independente (me prometo isso desde 2013; por favor, 2018, me ajude a concretizar esse quase-sonho!)

Livros
Filmes
Música

Mais duas citações abaixo, com grifo meu.
Seria absolutamente falso e parcial limitar as relações do calendário com o Sol e a Lua a estes cálculos e reformas, apesar da grande complexidade dos fatores que entram em jogo. Se estes "luminares dos céus" presidiram à criação e à ação dos calendários, é porque inspiravam à humanidade sentimentos que iam muito além de uma simples observação científica e utilitária. 
Jacques Le Goff, p. 434*
[...]o ano é sobretudo um ciclo completo de morte e de renascimento: se existem festas ligadas ao fim do ano, o grande problema, visto o simbolismo que encerra, é o da data do Ano Novo. Esta data está geralmente ligada ao ciclo vegetal e lunar.
Jacques Le Goff, p. 437*
E agora, é como diz a música: o tempo passou, a música acabou, eu pensei que tinha algo mais a dizer.

¹ Esta interpretação de As quatro estações é clássica justamente porque é maravilhosa.
² "Had Seu Jorge not recorded my songs in Portuguese, I would never have heard this new level of beauty which he has imbued them with.” - David Bowie
* Paginação referente ao conteúdo digitalizado. A versão em papel possui outra numeração.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por se dispôr a comentar. Caso queira saber de resposta, antes de me enviar o comentário clique em "notifique-me", recebendo um aviso por e-mail. Ainda assim, quando comentar em seu blog postarei um link encurtado da resposta. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Crie uma conta no dropbox a partir deste link, e de quebra me ajude a obter mais MBs de armazenamento :)