2 de nov de 2015

Keith Emerson

Hoje o Keith Emerson faz 71 anos e eu achei bacana começar a finalmente pesquisar mais seriamente o rock progressivo, mesmo que ainda de maneira sutil. Ele ainda faz parte do círculo mais conhecido no prog, que consiste no Pink Floyd, Genesis, Yes, King Crimson e a banda da qual fez parte nos anos 1970: Emerson, Lake and Palmer - ELP.

Photo por Robert Ellis - Emerson Lake & Palmer, Tokyo/Osaka Japão, Julho de 1972
Keith é um tecladista/pianista/organista britânico, precursor no uso de sintetizadores Moog em apresentações. Por conta disso inclusive, foi premiado pelo The Smithsonian Institution (Instituto Smithsoniano)[1] por ser pioneiro na música eletrônica, junto ao Dr. Robert Moog (músico inventor que aperfeiçoou sintetizadores). Grande invento da década de 1960, no 78º aniversário do criador do Moog teve até Doodle do Google.[2]
Esse trambolhão é um sintetizador Moog, e este é o Keith, na década de 1970.
Do Emerson Lake and Palmer (1970-79), meu disco favorito continua sendo o primeiro, e destaco as músicas The Barbarian e Take a Pebble, pelo som que o Keith faz. Ele é influenciado sobretudo pelo jazz e música clássica, e talvez por haver jazz e tudo ser por ali entre os anos 1960-70, me vem uma lembrança muito forte da trilha sonora de Peanuts.


Buscando informações sobre o Keith hoje, descobri sua banda anterior a ELP: The Nice, que durou de 1967-70 e se reuniu novamente no ano de 2002. Como pouco sei da banda, deixo o link do spotify, que tem alguns discos. A música mais buscada - e conhecida, creio eu - até então é "America".

Emerson também está no cinema italiano, como compositor. Dario Argento dirigiu uma trilogia, denominada das mães. O primeiro filme, Suspiria (Mãe dos Suspiros), é de 1977 e tem por trilha sonora outra banda de rock progressivo, a italiana Goblin. O segundo é de 1980, Inferno (Mãe das Trevas). E é o que aproveito para assistir e indicar hoje, tanto por ter trilha composta pelo aniversariante, como por hoje ser El día de muertos/Dia de Finados. O último filme é recente, de 2007: La Terza Madre (Mãe das Lágrimas). Trilha sonora de Claudio Simonetti, tecladista nascido em São Paulo e membro da Goblin.

Conheci ELP entre 2012 e 2013, não me lembro bem o motivo. Mas me lembro de ir à faculdade, sobretudo nos últimos tempos, ouvindo religiosamente o disco primeiro que comentei aqui. São boas lembranças, e é um bom som. Vai ter mais texto da banda e dos integrantes aqui, além de curiosidades. Volto logo, espero que mais confortável pra falar de um estilo que me é tão caro que virou carreira acadêmica.
[1]: Site oficial do Instituto Smithsoniano, instituição educacional e de pesquisa.
[2]Doodle homenageando Dr. Robert Moog e site oficial dos sintetizadores.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá! Obrigada por se dispôr a comentar. Caso queira saber de resposta, antes de me enviar o comentário clique em "notifique-me", recebendo um aviso por e-mail. Ainda assim, quando comentar em seu blog postarei um link encurtado da resposta. Obrigada!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Crie uma conta no dropbox a partir deste link, e de quebra me ajude a obter mais MBs de armazenamento :)